FAZEMOS DA SOLIDARIEDADE UMA OBRA DE ARTE

Caríssimos:

Sabiam que em apenas quatro edições do EPTL foram angariadas cerca de 66 toneladas de alimentos e que estes foram distribuídos por mais de 200 instituições de solidariedade e projetos comunitários escolhidos pelas Escolas participantes? E que só na edição de 2016, realizada no Multiusos de Gondomar, que contou com 43 construções, 350 participantes a concurso e 50 voluntários, foram angariadas 29 toneladas, correspondentes a 117 655 latas de conserva? 

São números que consideramos absolutamente extraordinários, se pensarmos que a organização do concurso conta com um grupo bastante reduzido de pessoas, todas voluntárias. Esta iniciativa, que teve o seu arranque em 2013 no pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica e Secundária de Fajões - Oliveira de Azeméis - com 9 construções, assumiu proporções que nem nós julgávamos possíveis, as quais se traduzem num orçamento considerável e numa enorme responsabilidade perante as entidades parceiras, os patrocinadores e, sobretudo, as escolas e os participantes.

Para que consigamos manter o mesmo nível de qualidade das edições anteriores - relembramos que somos responsáveis por toda a logística do evento, desde o acompanhamento dos projetos, ao transporte das latas, passando também pelo transporte, alimentação e alojamento de todos os participantes, apenas para referir os aspetos mais visíveis do nosso trabalho - a Associação É Preciso Ter Lata! Canstruction Portugal deliberou que o evento passará a ter uma periodicidade bienal, sendo que a próxima edição a realizar-se terá lugar em 2018.

Desta forma, conseguiremos consolidar o trabalho realizado até ao momento, garantindo que este projeto solidário mantenha e, se possível, aumente a qualidade a que tem habituado os participantes e as entidades que acreditam e apoiam o EPTL.

Entretanto, lançamos o desafio para irem pensando na vossa próxima construção e apelamos a que continuem a estar atentos ao nosso site e à respetiva página de facebook. É que em 2017 abrem as inscrições para o EPTL 2018!

O nosso agradecimento a todos os GÉNIOS DA LATA, que são todos vós! Juntos, fazemos da solidariedade uma obra de arte!

Dénis Conceição

Associação É Preciso Ter Lata! Canstruction Portugal, Presidente

13/11/2016 - Comunicado EPTL

Copyright © É Preciso Ter Lata! Canstruction Portugal

03/04/2015 - Braga recebeu o maior evento Canstruction® jamais realizado na Europa

A edição de 2015 da iniciativa ‘É Preciso ter Lata Canstruction® Portugal’ angariou 26 toneladas de alimentos que serão agora distribuídos por 96 instituições de solidariedade e projetos comunitários de todo o país. A 3ª edição do concurso, que levou 29 escolas do continente e Açores a construírem esculturas com latas de comida, realizou-se entre 28 de março e 1 de abril no Estádio Municipal de Braga, tendo distribuído sete prémios: Escultura com mais lata(s); Favorita do Júri; Melhor estrutura; Melhor Uso de Rótulos; Melhor Refeição; Menção Honrosa e Favorita do Público. Para além da participação das escolas, foram erguidas mais cinco esculturas, entre as quais uma da autoria do artista Bordalo II e outra da Escola Artística Soares dos Reis, contabilizando 34 imponentes construções, número que fez desta edição o maior evento Canstruction® jamais realizado na Europa. A iniciativa deste ano angariou 105.552 latas de conservas, que se traduziram em 26 toneladas de alimentos, mais 16 toneladas do que nas duas edições anteriores juntas, que vão ser distribuídos por entidades como a ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro e o Banco Alimentar. A organização da iniciativa - que já angariou, em três anos, mais de 37 toneladas de alimentos - esteve a cargo da Associação É Preciso Ter Lata! Canstruction Portugal, em parceria com a Fundação Bracara Augusta e a Câmara Municipal de Braga, sendo apadrinhada por Fernando Alvim, Ana Galvão, Joana Latino, Miguel Neiva e LIKEarchitects. Com a marca Bom Petisco como patrocinador principal e o Grupo Rangel, a Nobre e o Banco BPI como patrocinadores, o concurso que faz “da solidariedade uma obra de arte” contou ainda com diversos apoios de empresas e instituições, como a Fundação PT, IPDJ, Edições Asa, Micro I/O, Edulink, J.P.M. & Abreu e Areal Editores, entre outras.

No próximo sábado, dia 6 de dezembro, a Associação É Preciso Ter Lata! Canstruction® Portugal vai marcar presença no “Toca a Todos”, a maratona solidária que será acompanhada em direto nas diversas plataformas da RTP e da Antena 3, ao longo de 73 horas, convocando Portugal para a luta contra a Pobreza Infantil.   Construiremos, no Terreiro do Paço, em Lisboa, mais uma obra de arte solidária, um mural com o logótipo das duas estações, recorrendo a 7.000 latas de atum Bom Petisco, o patrocinador principal dos eventos Canstruction em Portugal. No final, a escultura será desmantelada e os 840kg de atum serão doados à Cáritas Portuguesa.

No próximo sábado, dia 6 de dezembro, a Associação É Preciso Ter Lata! Canstruction® Portugal vai marcar presença no “Toca a Todos”, a maratona solidária que será acompanhada em direto nas diversas plataformas da RTP e da Antena 3, ao longo de 73 horas, convocando Portugal para a luta contra a Pobreza Infantil.   Construiremos, no Terreiro do Paço, em Lisboa, mais uma obra de arte solidária, um mural com o logótipo das duas estações, recorrendo a 7.000 latas de atum Bom Petisco, o patrocinador principal dos eventos Canstruction em Portugal. No final, a escultura será desmantelada e os 840kg de atum serão doados à Cáritas Portuguesa.

30/11/2014 - A Canstruction® vai estar no "Toca a Todos"

Lotação esgotada! Superando as nossas melhores expectativas, as inscrições no EPTL 2015 foram dadas como encerradas, uma vez que atingimos o limite de esculturas previsto no regulamento. Estamos a trabalhar afincadamente para que Braga receba o maior evento oficial Canstruction de sempre realizado na Europa. Recordamos que, em 2013, a exposição contou com 9 esculturas e, em 2014, com 20. Em 2015, serão cerca de 30 as obras de arte, desta feita, numa exposição aberta ao público no Estádio Municipal de Braga, entre os dias 28 de março e 1 de abril.

16/10/2014 - EPTL 2015: Inscrições encerradas!

Estão oficialmente abertas as inscrições para a 3ª edição do EPTL. Em 2015, a Associação É Preciso Ter Lata! Canstruction Portugal organizará o evento em parceria com a Câmara Municipal de Braga e a Fundação Bracara Augusta. A exposição decorrerá no Estádio Municipal de Braga, entre 28 de março e 1 de abril. Desta vez, as equipas/escolas do continente não terão que se preocupar com o transporte das latas nem com o dos participantes, uma vez que este será assegurado pela organização. O certame conta com a Bom Petisco como patrocinador principal, com o Grupo Rangel, a Nobre e o Banco BPI como patrocinadores e com o apoio da Ordem dos Arquitetos, do Sporting Clube de Braga e da Fundação PT, entre outros. A Antena 3 é a rádio oficial do evento. O Jornal de Notícias, o SAPO e a revista Fórum Estudante são parceiros de media. O elemento principal do cartaz é uma ilustração do Génio da Lata, da autoria de Nuno Markl. As inscrições terminam no dia 15/11/2014. Vamos fazer da solidariedade uma obra de arte!

15/09/2014 - EPTL 2015: Abertura das inscrições

Notícias

Início > Notícias

28/07/2014 - Constituição da Associação É Preciso Ter Lata! Canstruction Portugal

Quase dois anos depois do pontapé de saída da Canstruction em Portugal, foi constituída, nos escritórios do Porto da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida (parceiros do projeto), a Associação de Solidariedade Social É Preciso Ter Lata! Canstruction Portugal, com sede em Águeda.

Órgãos Sociais:

Assembleia Geral - Presidente: Rúben da Silva Pinto; Secretário: Rui Miguel Almeida da Conceição

Direção - Presidente: Dénis Ascensão da Conceição; Vice-Presidente: Alex Teixeira Campos; Secretário-Geral: Márcia Patrícia Magalhães Teles

Órgão de Fiscalização - Fiscal Único: Preciosa Cidália dos Santos Teixeira